Informe Ambiental 9  
01/04/10

INFORME AMBIENTAL Nº 09

Setor Agrícola

Usina Açucareira Furlan S/A.

Agro-Pecuária Furlan S/A.

, 01 a 15 de Abril 2010

Impacto de apenas uma gota de chuva caindo no solo sem cobertura.

Agricultura Sustentável, conservação do solo.

Segundo o professor do departamento de Biosistemas da ESALQ/ USP, Tomas Caetano Ripoli, lembra que o termo agricultura conservacionista é antigo e há 40 anos foi lançado pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas). “ hoje o termo foi ampliado para conceitos como agricultura preservacionista, ambiental e sustentável ”.

Existe uma grande conexão entre um modelo conservacionista de agricultura e a agricultura sustentável . “ Ela está justamente na definição de sustentabilidade que no seus princípios básicos prega o equilíbrio entre os três pilares: social, econômico e ambiental”,

explica Jorge Luis Donzelli, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira. “ Ao proteger o solo, garantimos a produção/produtividade, preservamos o meio ambiente e reafirmamos nossa responsabilidade social pelo uso responsável do recurso”, afirma Donzelli.

Há uma série de práticas que levam a agricultura a ser sustentável, uma delas que está sendo pesquisada é o plantio direto na palha em diversas culturas como milho, amendoim, soja, algodão entre outros.

A mecanização na colheita da cana-de-açúcar deposita no solo a palha da cultura, fato esse que traz diversos

- Evita a erosão do solo.

- Evita a compactação.

- Maior disponibilidade e aproveitamento da água.

- Melhora a capacidade de troca de nutrientes.

- Aumenta a matéria orgânica no solo.

benefícios ao solo e ao próprio cultivo. Veja alguns exemplos:

Fonte: Revista

IDEA NEWS nº 110, cana, açúcar, etanol e bioenergia.
« Voltar