Informe Ambiental 17  
10/08/10

01 a 15 de Agosto 2010.

Setor Agrícola

Usina Açucareira Furlan S/A.

Agro-Pecuária Furlan S/A.

Etanol : Governo japonês envia delegação ao Brasil para avaliar a Sustentabilidade

Uma delegação de técnicos representando o governo japonês visitou o Brasil na última semana de julho, para aprimorar conhecimentos sobre o setor sucroenergético antes da elaboração de um projeto de lei que deve ser adotado ainda este ano definindo um novo nível de mistura de etanol na gasolina.

Entre outras preocupações, o Japão quer definir critérios de sustentabilidade que serão observados para a importação e comercialização do etanol naquele país, que não possui uma produção doméstica do biocombustível.

Em maio deste ano, pesquisadores japoneses também estiveram no Brasil para comprovar a sustentabilidade do etanol de cana-de-açúcar. “Há muitas alegações de entidades estrangeiras que colocam em questão a produção sustentável do etanol no Brasil. Assim, o Japão se questionou se o etanol de cana realmente reduzia as emissões de CO2 em grande quantidade.

Foi muito importante a visita para constatar o ótimo desempenho da produção e levar as informações corretas. Isto possibilitará o início de uma mudança na percepção do País como um fornecedor.

O governo do Japão anunciou recentemente uma nova meta de redução, até 2020, de 25% do total de emissões de gases causadores do efeito estufa em relação aos níveis de emissão ocorridos há trinta anos. Desde 2003, a legislação japonesa permite uma mistura facultativa de até 3% de etanol na gasolina, e há discussões no país sobre o aumento desta mistura para até 10%. É fato que agricultura como um todo está a cada dia buscando soluções que utilizem menos defensivos agrícolas, a cana-de-açúcar quando comparada a outras cultiváveis apresenta vantagens e utiliza menos defensivos que outros produtos.

A seguir um grafico mostrando as principais culturas do pais e seu respectivo uso em kg de ingrediente ativo por hectare, onde o cultivo da maçã aparece como o que mais faz o uso de defensivos e mostra que a cana-de-açúcar utiliza pouco comparado a outras culturas obtendo assim um ganho ambiental e economico para o setor.

Neve no Brasil:

um fato raro em nosso país ocorreu no inicio de Agosto, onde 21 cidades do Rio Grande do Sul tiveram suas paisagens alteradas por alguns dias, esse foi uma dos maiores índices de neve já registrados.

« Voltar