Informe Ambiental 18  
31/08/10

16 a 31 de Agosto 2010.

Setor Agrícola

Usina Açucareira Furlan S/A.

Agro-Pecuária Furlan S/A.

Plástico a partir da cana-de-açúcar, o chamado plástico verde

O acordo selado no início de agosto de 2010 entre as gigantes

Para Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da UNICA, a sustentabilidade do plástico "verde” é um dos principais fatores que poderá tornar o produto competitivo se comparado aos derivados de petróleo. “Se considerarmos todo o seu ciclo de vida, que vai do cultivo da cana à reciclagem, o processamento desse tipo de plástico retira mais carbono do que emite na atmosfera, o que favorece o combate ao aquecimento global,” observa o executivo. O gerente comercial da Braskem L.Novaes, afirma que a expectativa de crescimento da comercialização do produto no mercado se deve ao fato do “polietileno verde ter a mesma gama de aplicações do plástico de origemfóssil.

” A Braskem informa que outras empresas como a Brinquedos Estrela, Johnson & Johnson, Natura, Toyota Tsusho,TetraPak já negociam contratos para adquirir o produto fabricado a partir do etanol de cana.

Procter & Gamble (P&G) eBraskem, para comercialização do polietileno feito a base de etanol mais conhecido como plástico "verde", é um importante reforço parao desenvolvimento da indústria de bioplásticos, cuja fabricação substitui a matéria-prima derivada de petróleo por fontesrenováveis. Esta é a avaliação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), para a qual este processo se intensifica cada vez mais e é irreversível.

Você sabia que?...

...

Os bandeirantes na busca de ouro e outras riquezas nos estados de Minas Gerais e São Paulo utilizaram os cursos de água como meio de transporte. Abriram também muitas estradas, atualmente rodovias muitos conhecidas como:Anhanguera, Bandeirantes, Fernão Dias e outras. Quando subiram o rio Piracicaba, ao chegarem no seu salto, atualmente o município de Piracicaba, ficaram surpresos com a quantidade de peixe que paravam e preparavam para subir o salto e realizar a piracema. Piracicaba na língua Tupi-guarani significa “ onde o peixe pára” e ANAHNGUERA significa “Diabo Velho”. Assim foram chamados os bandeirantes pelos índios que lutavam para que os mesmos não abrissem estradas.

Um belo dia, um dos bandeirantes, na luta contra os índios, usou uma artimanha: pegou um prato,encheu de pinga e pôs fogo e disse aos índios que, se algo os impedissem de seguir viagem ,eles iriam incendiar todos os rios.

Os índios assustados e temerosos, recuaram e chamaram os Bandeirantes de Anhanguera, ou seja, Diabo Velho.

A rodovia dos Bandeirantes recebeu esse nome por causa dos primeiros portugueses que se aventuraram pelo interior do estado de São Paulo, levando o nome de “Bandeirantes”.

Fonte:

ÚNICA , Livro: Educação Ambiental para Gestão dos Recursos Hídricos.
« Voltar